Divulgada a previsão climática para fevereiro

A metereologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de fevereiro de 2019

A média histórica de chuva no mês de fevereiro no Estado do Rio Grande do Sul varia, aproximadamente, entre 106,5 e 192,4mm. Para o município de Rio Grande a chuva neste mês, normalmente, fica em torno 130mm. As temperaturas máximas no Estado costumam atingir valores entre 24,3 e 31,8°C e as mínimas oscilam entre 13,9 e 20,6°C. Para Rio Grande, normalmente, os valores médios de temperatura máxima e mínima variam entre 19,4 e 27,5°C, respectivamente (INMET 1981-2010).

A temperatura da superfície do mar (TSM), do Oceano Pacífico Equatorial, continua apresentando aumento gradativo, sinalizando a ocorrência de um evento de El Niño fraco nos próximos meses. No Oceano Atlântico Subtropical, mantém-se a situação de aquecimento entre a costa da Argentina e o Rio Grande do Sul. Este cenário indica uma possível irregularidade na distribuição das chuvas no Estado, assim como um provável aumento das temperaturas, especialmente, no que se refere às temperaturas diurnas.

A análise dos modelos de previsão climática aponta para um cenário de chuva próxima da média histórica em todo o Estado do Rio Grande do Sul, conforme pode ser observado pela projeção do modelo CFSv2 do CPC/NOAA (Figura 1a).

Segundo a projeção do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, com relação às temperaturas mínimas (Figura 1b) espera-se que estas sejam ligeiramente superiores na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul do Estado. Nas regiões que abrangem os municípios de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São Lourenço do Sul esse aumento deve oscilar entre 0,6 e 1,6°C com relação à média histórica. No que se refere às temperaturas máximas (Figura 1c), a previsão é de que estas, também, sejam levemente superiores a média em grande parte do Estado (acréscimo entre 0,6 e 1,6°C com relação à média).

Previsão Fevereiro

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.