Consulta Popular para orçamento estadual começa nesta terça, 26

Definir os investimentos e serviços que a população gaúcha considera prioritários dentro do orçamento do Estado, após os gastos previstos em lei. Este é o objetivo da Consulta Popular a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Rio Grande do Sul. São 28 regiões que estarão votando nas prioridades regionais, por meio de um sistema construído pelo governo do Estado e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Três formas de votação estão à disposição dos eleitores: online, nos três dias de votação, por meio do site; offline, somente nos dias 1º e 2º, por meio de aplicativo; e por SMS, também nos dois primeiros dias.

Os eleitores poderão votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação, que contém 10 programas. Os programas elencados como prioritários na microrregião do Corede-Sul (Rio Grande, São José do Norte e Tavares) são:

  1. Ampliação e reforma para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS – Aquisição de Equipamentos
  2. Reaparelhamento dos órgãos de segurança
  3. Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
  4. Manejo e Conservação do Solo
  5. Implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem – Escolas de Ensino Fundamental e Médio da 5ª, 11ª e 18ª CRE
  6. Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem para Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Escolas da 5ª, 11ª e 18ª CRE
  7. Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber
  8. Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – APLs
  9. Programa Conexão – Rede Estadual Intermunicipal de Cultura
  10. Apoio aos Parques e Polos Tecnológicos

Para votar, é necessário ter o título de eleitor em mãos. O voto online deve ser realizado pelo site da Consulta Popular nos dias 26, 27 e 28 de junho. Para votar presencialmente basta acessar, nos dias 26 e 27 de junho, o aplicativo Urna, disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes. Via SMS, é necessário enviar mensagem para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(nº do título de eleitor) e #(nº do programa, de 1 a 10) nos dias 26 e 27 de junho.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.