Notícias

Completa de emoções, aberta a novidades e cheia de histórias para encantar, FEARG entra em contagem regressiva para sua 40ª edição

A renovação de uma querida quarentona

Dezoito dias de envolvimento e a expectativa de desenvolver uma edição que se torne especial e inesquecível para os todos os participantes da 40ª FEARG. A quase um mês de sua estréia – em 28 de junho até 15 de julho – o evento celebra o sucesso comercial de suas operações, com mais de 90% dos estandes vendidos e uma programação pré-definida, planejada e construída desde o fim da última edição.

Com capacidade de reunir mais de 300 expositores e mais de 150 mil visitantes, a Feira aposta na sua trajetória de sucesso com a cidade, sendo o único evento do município que não parou em 40 anos. E tudo graças ao carinho de seu público acolhedor. Desta forma, o seu tema não poderia ser outro: “Uma Feira Inspirada Em Nossas Histórias”. Tema este que, por sinal, será trabalhado, a partir de junho, nas redes sociais, contando histórias de pessoas que mantém um carinho e uma ligação especial com a trajetória do evento.

Com base nas últimas edições, a organização vem apostando forte em alterações na apresentação da Feira. E, com isso, estão sendo programadas boas novidades por ai, como, uma diferente distribuição dos espaços, como a área da gastronomia que deve mudar de local. Por sinal, a montagem de estandes já tem data marcada para iniciar: 10 de junho.

Para a realização da Feira em 2018, a AMPERG conseguiu a aprovação do projeto na Lei Rouanet, em que as empresas apoiadoras podem fazer a doação ao evento e descontar dos impostos federais. Outra novidade é a realização da Feira da Agroindústria Familiar que receberá produtos alimentícios típicos da cultura do Rio Grande do Sul. No total, 26 expositores devem integrar este núcleo, que conta com a parceria da Emater.

Para mais informações sobre os espaços da Feira, entre em contato pelos números (53) 3236.2861 e 3236.2862. A sede está localizada na Rua Dois de Novembro, 153. E-mail: contato@fearg.com.br ou site: www.fearg.com.br

A 40ª Feira de Artesanato, Comércio, Indústria e Serviços do Rio GrandeFEARG – é promovida pela Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande (AMPERG). O patrocínio é da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), Refinaria Riograndense, Vanzim, Sicredi e Caixa Econômica Federal, contando ainda com o apoio da Prefeitura do Rio Grande.

Melhorias

Para retornar ao Centro de Eventos em 2017 e após três anos de afastamento do local, a AMPERG – responsável pela FEARG – assinou com a Prefeitura um contrato de Parceria Público Privado (PPP). O documento torna a entidade mantenedora do espaço por um período de quatro anos, tornando-a responsável por empreender melhorias em suas estruturas.

Compromisso assumido, a AMPERG está em seu segundo ano como a encarregada por manter o local limpo, seguro, organizado e em manutenção constante. E, para tornar viável a realização da Feira em 2017, e neste ano de 2018, a AMPERG investiu cerca de R$ 600 mil no espaço, sendo a maior parte desta quantia aplicada nas adequações do evento ao necessário Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

“Concluímos neste mês a manutenção necessária no telhado do Centro de Eventos e, nesta semana, executamos a parte que faltava da Central de Alarmes de Prevenção Contra Incêndio. Estamos trabalhando desde cedo para ter uma Feira melhor do que tivemos em 2017. O nosso trabalho tem o objetivo de levar emoção ao público e fazer desta uma edição que se torne inesquecível na memória de todos”, frisa Ilda Geneci da Silva Veiga, presidente da AMPERG.

Somando a área coberta, o espaço conta com mais de oito mil metros quadrados e ainda 58 mil metros quadrados de área total. A infraestrutura permite a realização de diversas atividades, contando, inclusive, com seu próprio anfiteatro.

Feira escolhe sua nova música-tema

Compor a curta canção (jingle) que servirá para dar sonoridade aos 40 anos da FEARG. Esse foi o desafio, e também a oportunidade, que a organização da Feira lançou para os músicos locais. Ao todo, 10 diferentes criações chegaram até a direção que, nesta semana, realizou uma audição e, depois de ouvir repetidamente as sugestões, enfim, chegou a um consenso, escolhendo a composição vencedora. E, para a gloriosa, mas, difícil missão, os organizadores contaram com o apoio e também a participação do músico, arranjador e compositor da terra, Douglas Vallejos, responsável por analisar as notas e os acordes de cada trabalho finalizado e enviado.

O pedido dos organizadores aos músicos participantes foi apenas um: que a canção-tema da Feira possuísse na letra os seguintes termos: FEARG, 40 anos, família, histórias, memórias, artesanato, cultura, shows, gastronomia e o tema do evento. Para deixar o desafio mais interessante, o prêmio para a canção vitoriosa foi fixado em R$ 1.500.

E o grande vencedor foi o músico rio-grandino, Renato Ávila (autor e produtor), com a voz da cantora Kelly Jensen. A dupla recebeu o prêmio na tarde desta sexta-feira (18), na sede da AMPERG, no Centro de Eventos. Renato tem 48 anos, é tecladista e atua na música há 35 anos. Há 18 anos, é o proprietário do estúdio SRA, onde produz os mais diversos trabalhos para artistas da terra. “Quando criei a letra e melodia do jingle da FEARG pensei em compor algo bem alegre, para cima, que contagiasse o público a vir a Feira. Algo que brindasse o público. Como já conhecia o trabalho da Kelly, a convidei para gravar a canção”, comenta ele. Kelly, 38 anos, canta desde os 15 e já participou da formação de banda de pagode, banda de baile e banda show. Atualmente ela canta em conhecidos barzinhos da cidade, como o Tigrão e o Buteko.

Feliz por receber o prêmio, o músico conta que este foi seu terceiro jingle para a Feira, o primeiro, no entanto, criado para uma data especial. “Lembro que quando a FEARG completou 30 anos, nós, eu e a Kelly, também criamos um jingle para a Feira, mas não foi escolhido naquela oportunidade”, conta.

A partir de agora, o novo jingle começará a ser usado na campanha de divulgação do evento, circulando pelos veículos de comunicação do município e região. Ela também estará presente no vídeo promocional da 40ª edição do evento.

Confira a letra do jingle: “São 40 anos, vamos todos brindar. Chegou a FEARG, vamos comemorar. Cultura, artesanato, shows e diversão e a gastronomia que é uma tentação. (repete). FEARG, Uma Feira Inspirada Em Nossas Histórias: De 28 de junho a 15 de julho, no Centro de Eventos, em Rio Grande”.

Shows

Entre as atrações locais e regionais, a edição de 2017 contou mais de 1.163 artistas. E, para compor a 40ª edição, este número não será muito diferente. Já foram anunciados pela organização, os shows do grupo Raça Negra, Gabriel Valim, Byafra, Ministério Pedras Vivas de Goiânia (GO) e o cantor de música gospel, André Valadão. Sempre valorizando a cultura local e regional, entre os músicos da terra estão à cantora Luciana Lima & Trio Resiliência, Grupo Só Raízes & Convidados, Aninha Pires, Alexandre Taveira, Social Emoji, Nitrovoid, The Silvers e Make Me Crazy. A ‘Mateada da FEARG’, realizada nos domingos, contará com os grupos Tchê Garotos, GDB, Grupo Coxilha, Erivelto Pires, Grupo Tarumã, Jeito de Galpão e Tchê Barbaridade. Outros nomes também fazem parte desta lista e devem ser anunciados em breve. A Feira contará com noites temáticas, como o ‘Festival Gospel da FEARG’, e outras dedicadas aos mais variados gêneros musicais.

Fotos e Texto: Assessoria de Imprensa da 40ª FEARG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.