Notícias

Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande inaugura Cais CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande (CDL), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) e outras entidades, inaugurou na tarde desta quarta-feira (24), no restaurante panorâmico da Câmara de Comércio, o Cais CDL. Destinado à atracação das embarcações de turismo, o espaço está localizado na Rua Riachuelo, ao lado da Hidroviária. Na oportunidade foram apresentados os passeios náuticos que serão oferecidos no município, roteiros e histórico cultural.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer esteve presente na inauguração, acompanhado pelo vice-prefeito municipal Paulo Renato Mattos Gomes e pela secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Surama Santos. O Chefe do Executivo destacou a importância da união entre a iniciativa privada e o poder público para aprimorar cada vez mais o turismo em Rio Grande. “Penso que a alterativa que nós temos dentro do contexto em que estamos vivendo é nos articularmos, iniciativa privada e poder público, na busca de encontrarmos alternativas que nos possibilite fazer frente aos contextos e dificuldades. Não tenho dúvida de que o modelo aqui apresentado já é um sucesso pela participação de todos vocês”, disse.

Alexandre enfatizou ainda todo o potencial turístico da cidade que é a mais antiga do Rio Grande do Sul. “Tenho certeza que o turismo de lazer, de negócios, o turismo cultural, as alternativas que nós temos nesse município são extraordinárias”, argumentou.

Em termos de infraestrutura, o prefeito destacou algumas ações do executivo, como o andamento do processo de revitalização do acesso ao Porto Rei, já com a licitação concluída, apenas na expectativa de autorização para o início das obras. Falou também sobre o Eixo de Rotas Acessíveis de toda a região urbana, central e histórica, respeitando as pessoas com deficiência, possibilitando rotas acessíveis através do piso tátil, de rampas e sinais sonoros.

No que tange o setor de hotelaria, Rio Grande possui um grande número de unidades com demanda e capacidade e, segundo o prefeito, através do grupo de trabalho e a participação de todos dos Eixos, seja do setor público ou privado, é possível a elaboração de um calendário anual que permitirá que essa ocupação efetivamente ocorra. “Precisamos dos hotéis lotados, queremos que as pessoas sejam bem recebidas e que a nossa população se sensibilize e veja, na oportunidade do turismo, uma alternativa de renda”, finaliza.

Surama Santos também vê na iniciativa a oportunidade de valorização da cidade e do turismo local. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer participou ativamente na elaboração deste projeto desde o início, junto com a comissão de Desenvolvimento, emprego e Renda do CDL.

 “Foi um passo importante para o desenvolvimento do turismo, já que as águas nos cercam em lagoas e oceano, nada melhor do que colocar em prática iniciativas como essa”, avaliou.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.