Agenda

Sala Multiuso conclui ano com exposição de grafite

A Sala Multiuso da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Cultura (SeCult), tem favorecido a criação e divulgação de material artístico e cultural na cidade de Rio Grande. Já foram inúmeros trabalhos expostos por artistas locais e internacionais, além da cooperação de alunos das escolas municipais nas atividades. O espaço teve grande número de visitações ao longo do ano e tem como objetivo principal a difusão de atividades das mais diversas artes em espaço expositivo aperfeiçoado justamente para o desenvolvimento das práticas culturais.  Localizada no prédio da Prefeitura Municipal, recebe durante o ano, exposições voltadas á áreas como artes visuais, fotografia, cerâmica e outras mostras artísticas. O espaço é coordenado há dois anos por Cássio Pinheiro, técnico em artes visuais da SeCult.

A Sala Multiuso tem servido para artistas locais e até internacionais exporem as suas manifestações artísticas. Em 2018, Cássio destaca as aquarelas da artista rio-grandina que já teve exposições na Grécia e a mostra artística, em conjunto do Centro Municipal de Cultura, do artista local Carlos Machado, que trouxe o grupo KIAI com a cantora Paola Kirst para a inauguração. Ainda, o técnico salientou exposições de grupos: “nós recebemos grupos de pintoras da terceira idade, senhoras pintoras e também tivemos a exposição dos alunos da rede municipal, através dos professores de arte do município”.

“Sala de exposição em geral e museu no Brasil é um público muito restrito, mas acredito que está aumentando bastante. Está sendo bem interessante, acredito que a Sala Multiuso está dispondo de uma maior visibilidade esse ano, com um público maior de visitantes, até pela proposta de algumas exposições serem coletivas” afirmou Cássio.

Para o fechamento do ano, a sala trará exposição dos trabalhos do grafiteiro rio-grandino Lucas Stuczynski, Intitulada “Fragmentos Urbanos”. “É um formato diferente do que a Sala já recebeu, a proposta do Lucas é de pintar os painéis que a gente usa para suporte das obras” explicou o técnico. A exposição representará, a partir de grafites de diversos estilos, parte da trajetória e dos trabalhos do artista, que conta com a arte do grafite como principal meio de trabalho.

“O objetivo dessa exposição é demonstrar um pedaço dos estilos de grafite que eu vim construindo por esses 16 anos que eu faço grafite. Na minha concepção de montagem eu vim desde a pichação, onde tudo começou. Eu vou passando por alguns estilos, um estilo mais de rua que caracteriza os personagens que eu fazia bastante, e vou migrar para um estilo mais vetor, que foi uma fase que eu passei quando eu vim aqui pra Rio Grande, que eu comecei a trabalhar nesse estilo. Foi mais ou menos onde encaminhou uma linha de trabalho, não só de rua, mas um trabalho comercial, a minha identidade” informou Lucas.

Também presente está o lado ambiental, uma vez que Lucas grafita pássaros da região: “representa uma parte mais ligada aos meus estudos, eu faço gestão ambiental na FURG. Então essa parte do meio ambiente está bem presente na minha vida. Eu decidi reproduzir essa parte juntando também com o projeto Arte na Parada que eu desenvolvi fazendo alguns pássaros da região”.

O artista explicou que, para fugir do tradicional, quis pintar os painéis para simular muros. “Algumas telas eu vou trazer, mas elas só vão ilustrar, o principal são os painéis. Eu quis trazer a linguagem mais do grafite aqui para dentro porque tela é uma coisa mais de galeria, então não foge muito do que já existe. O meu intuito de trazer o hip hop e o grafite aqui pra prefeitura é quebrar esse paradigma que existe da separação da galeria e da rua’”, explica Lucas.

A exposição será inaugurada na sexta-feira (21) às 19 horas. A abertura contará com a presença do  DJ MD Beats e de danças urbanas como atração. A temática hip-hop do evento também conta com a distribuição de coquetéis aos presentes, até às 21h30.

Edital

Para expor trabalhos na Sala, os artistas interessados devem se inscrever no edital que sai em alguns dias, conforme o técnico.  Podem se inscrever pessoas jurídicas (produtoras culturais, associações de classe, entidades, grupos de artistas, entre outros) e pessoas físicas que tenham currículo comprovado na área da proposta e todos são bem vindos.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.